QUEM É PITER SCHEUER


Piter Scheuer é Graduado em Meteorologia pela pela Universidade Federal de Santa Catarina (2017). No seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) foi orientado pelos doutores em meteorologia Mario Quadro (IFSC) e Gustavo Escobar (CPTEC/INPE), com o seguinte titulo (Sistemas Frontais Associados a Episódios de Zona de Convergência do Atlântico Sul), onde o objetivo geral deste trabalho é compreender a relação da interação da ZCAS com sistemas frontais, durante os meses de verão no HS. Técnico em Meteorologia formado pelo IFSC (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina) em 2010. Atualmente trabalha como Meteorologista Estagiário na Secretaria de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina na área de monitoramento e alerta de extremos meteorológicos. Em junho de 2017 concluiu seu estágio curricular na Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina S.A (EPAGRI/CIRAM), na operação da Previsão do Tempo. Possui conhecimentos nas áreas de Meteorologia Sinótica e Dinâmica da Atmosfera, Meteorologia de Mesoescala, Nowcasting aplicado ao monitoramento do tempo, com ênfase em eventos severos, Sensoriamento Remoto, Instrumentação Meteorológica, com foco em Estações Meteorológicas Convencionais e Automáticas, e aplicativos computacionais para meteorologia. Por iniciativa, atualizo o blog meteorológico (Meteorologia Sinótica) onde faço a descrição dos principais sistemas meteorológicos na América do Sul, através da elaboração de cartas sinóticas, desde o ano de 2004. Além disso, é elaborado dentro do blog a previsão do tempo e clima (didaticamente), monitoramento 24 horas de eventos meteorológicos severos (raios, chuva, granizos, ventos, geadas) através de imagens de satélite, modelos numéricos, radar meteorológico, detecção de descargas atmosféricas, entre outros.

Desde a infância, venho pesquisando sobre o ramo através de artigos, livros, praticando observações meteorológicas, descrição e interpretação de imagens de satélite. Minha paixão por Meteorologia Sinótica, fez com que eu adquirisse também uma Estação Meteorológica Convencional “do tipo Sinótica” e uma Estação Meteorológica Automática (WMR928NX), para aprofundar meu conhecimento sobre os sistemas meteorológicos que ocorrem no Sul do Brasil e a relação que todas as variáveis meteorológicas tem com cada evento atmosférico. Também tenho experiências profissionais em estações meteorológicas estaduais, aeroporto de Chapecó, e fui comentarista do tempo e clima em 2 rádios locais do Oeste catarinense pelo período de 2 anos. Após ingressar no Curso Técnico de Meteorologia, assumi o papel de observador meteorológico e respectivamente atuei em laboratórios da Universidade Federal de Santa Catarina. Bem como, sou autor e escritor do blog “Meteorologia Sinótica” (meteorologiasinotica.blogspot.com.br), desde 07 de janeiro de 2004, com uma média mensal de 10 mil acessos, com atualizações diárias de análises sinóticas, onde é efetuada uma descrição dos principais sistemas meteorológicos que atuam na América do Sul.

Amo tempestades, e eventos extremos. Minhas áreas favoritas são: Meteorologia Sinótica, Meteorologia Dinâmica, Meteorologia de Mesoescala e Micrometeorologia. Adoro instrumentos meteorológicos convencionas e automáticos.